sábado, 23 de agosto de 2008

Canjiquinha com costela

Deguste o sabor deste prato típico da culinária mineira.
Prato típico dos tropeiros que levaram essa culinária a São Luiz do Paraitinga (entre Taubaté e Ubatuba - Estado de São Paulo). É bom comer com feijão carioca.

Ingredientes:
250g de canjica amarela
1/2 Kg de costelinha de porco fresca
1 paio
150g de linguiça
50g de bacon
2 tomates
1 cebola média
2 colheres de sopa de cheiro verde
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Coloque o bacon na panela em fogo baixo. Acrescente a costelinha de porco e deixe dourar. Enquanto a carne doura, coloque 1 litro de água para ferver. Assim que a carne estiver com cor, coloque a cebola. Acrescente o paio, a lingüiça e o bacon. Coloque o tomate. Misture os ingredientes e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente a canjica amarela. Coloque a água fervendo. Misture bem e deixe cozinhar até que os grãos estejam bem cozidos.
Acrescente sal e pimenta a gosto. Está pronto!!!!

Autor: acessa.com / Resumo de : ragazzi

Dicas e curiosidades:

Um prato saboroso que pode ser deliciado em dias bem frios! A canjiquinha com costelinha de porco é uma boa opção para quem quer cair nas tentações da culinária mineira. Além do sabor, a receita é certeza de praticidade na cozinha e nutrição, garantem as culinaristas Luzimar Evaristo e Terezinha Veiga. Este prato típico das montanhas de Minas teve sua origem na época do Brasil colônia e foi inspirado na feijoada. Assim como os escravos utilizavam os restos do porco para fazer o feijão mais famoso da cozinha brasileira, os pedaços do milho transformaram-se em alternativa para suprir a fome de muita gente. E no meio da receita, colocaram bacon, lingüiça, paio, hummm... até formar esse caldo maravilhoso que conhecemos hoje. Segundo as especialistas, quando se serve canjiquinha não é necessário fazer um acompanhamento como arroz, feijão ou carnes. "Ela já é bem completa, por isso a couve refogada é o suficiente para servir com o prato", diz Luzimar. Apesar disso, muita gente gosta de comê-la com feijão, angu, ovo frito e arroz.
Outra boa dica para quem quer fazer a canjiquinha é usar a panela de pressão. Em cerca de 40 minutos, ela já está pronta para ser saboreada!!! Ah, e não se esqueça de acrescentar pimenta e cheiro verde. A partir daí é bom apetite, uai!
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1694340-canjiquinha-com-costelinha-deguste-sabor/

Nenhum comentário: